Novo processo seletivo divulgado pelo governo do Estado de São Paulo irá fazer avaliação seriada nos três anos do Ensino Médio da rede pública estadual com vagas na USP, Unesp, Unicamp, Univesp e Fatecs
Novo método
Com o novo sistema de vestibular seriado, os alunos do ensino médio vão ser avaliados a cada ano. A nota somada dos três anos do ensino médio poderá servir para o estudante ter acesso a cerca de 13 mil vagas nas universidades estaduais paulistas neste primeiro ano. Segundo o secretário estadual de educação Renato Feder afirmou que “O principal objetivo do Provão é democratizar as oportunidades de acesso ao ensino superior público”.
Vão ser disponibilizadas vagas em cursos do ensino superior na USP, Unesp, Unicamp, Univesp (Universidade Virtual de São Paulo) e Fatecs.
2023: notas já vão valer
O governo estadual afirmou que para não prejudicar os alunos que estão terminando o ensino médio, neste ano de modo excepcional, será usado apenas a nota dos alunos que estiverem na 3ª série do Ensino Médio. Já em 2024 vão usar as notas da 2ª série (2023) e da 3ª série (2024).
Método contra a evasão escolar
Uma das razões declaradas pelo governo para utilizar o método de avaliação seriada para o acesso à universidade é a tentativa de reduzir a evasão escolar nas escolares públicas. Evasão é o abandono da escola por parte de alunos que não conseguem encontrar sentido na escola para seus objetivos.
Apenas rede pública
Por hora, apenas estudantes da rede pública de ensino terão acesso ao Provão Paulista. Escolas privadas não farão parte deste processo de seleção de vagas no ensino superior.
Como será a prova?
Segundo as informações disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Educação a prova terá modelo similar ao dos vestibulares já aplicados pelas instituições universitárias e será totalmente presencial, realizado nas escolas onde os estudantes estudam.
O que muda para os estudantes?
A principal mudança entre o ENEM e o Provão Paulista é que você começa se avaliado já no primeiro ano do ensino médio. Deste modo os jovens estudantes para terem a oportunidade de disputar essas vagas devem já começar a se preocupar com o acesso ao ensino superior desde a 1ª série do ensino médio.
Todas as instituições paulistas vão manter seus respectivos vestibulares regulares e vagas para via acesso pelo ENEM. Dentro destas vagas, segundo as universidades vão estar curso com baixa demanda de matrículas.
USP: 1500 vagas
Unesp: 980 vagas
Unicamp: 400 vagas
Univesp (EAD): 2500 vagas
Fatecs: 5000 vagas
Veja o vídeo da Secretaria Estadual da Educação:
Por Alexandre Linares