Nesta quinta,09/03/17, foram divulgados os resultados da consulta pública que objetivava orientar as definições sobre o ENEM. Junto desses dados, o ministro da educação e a presidente do Inep apresentaram as novidades definidas para o Exame em 2017.
- Realização em 2 domingos (5 e 12 de novembro)
Com isso, além de resolver o problema dos sabatistas (que ficavam em sala até a noite de sábado para a realização do primeiro dia de prova), a prova ficará menos cansativa.
O Enem costumava ser realizado no final de outubro ou no primeiro final de semana de novembro, e passa agora a abranger os dois primeiros finais de semana de novembro. Aqui em São Paulo, no segundo final de semana de novembro, costuma acontecer o vestibular da Unesp. Com a mudança do Enem, esse calendário precisará ser alterado.
As inscrições para o ENEM ocorrerão de 08 a 19 de maio.
- Alteração na ordem de realização das provas
No primeiro domingo, em 5h30, os estudantes irão responder as questões de Ciências Humanas e Linguagens, além de fazer a redação. Para o segundo, com 4h30 de prova, ficarão as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
- Limitação na quantidade de isenções
Estudantes do 3° ano do ensino médio de escolas públicas e participantes de baixa renda são isentos do pagamento da taxa de inscrição (cujo valor em 2017 será conhecido em 10 de abril). A novidade é que, com uma medida que Maria Inês Fini chamou de “responsabilidade com o dinheiro público”, o ENEM passará a não oferecer uma segunda isenção de taxa para aquele aluno que obteve uma isenção e faltou na prova, com exceção dos casos em que houver uma justificativa para a ausência. Não foi divulgado como serão realizadas e analisadas as justificativas.
Ainda sobre as mudanças no ENEM, é importante ressaltar que está sendo discutida a constituição da Base Nacional Comum Curricular, que irá redefinir os conteúdos que serão trabalhados no ensino médio brasileiro a partir de 2018 ou 2019. Isso irá afetar a matriz da prova do ENEM, afinal os conteúdos cobrados no Exame terão de se adequar ao que será ensinado nas escolas. Por esse motivo, até 2019, são previstas mudanças ainda mais expressivas no formato do ENEM.
*Com informações da Agência Brasil