ENEM 2023: São Paulo e Guarulhos confirmam transporte gratuito

Uma boa notícia para os estudantes das cidades de São Paulo e Guarulhos. As duas prefeituras anunciaram hoje que durante os dias 5 e 12 de novembro haverá transporte gratuito para a população em geral para favorecer aos estudantes que vão realizar a prova do ENEM o acesso aos locais de provas.

Na cidade de São Paulo a tarifa zero no transporte estará disponível das 9h até às 21h em cada um dos domingos de realização do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Durante esse horário será permitido embarcar e desembarcar pela mesma porta, sem pagamento da tarifa.

Os estudantes de Guarulhos que irão prestar as provas do Enem também terão direito ao passe livre e ficarão isentos do pagamento da passagem nos ônibus municipais. Mas em Guarulhos os horários serão diferentes: das 9h às 13h e das 16h30 às 22h, para a locomoção até o local do exame.

Cuidado para não chegar atrasado

É muito importante chegar no local com pelo menos uma hora de antecedência. Veja antes do dia da prova como chegar no local. Em muitos locais onde há uma grande concentração de unidades educacionais que servem para aplicação do ENEM há um aumento considerável do trânsito no dia. Então é melhor se antecipar para não ser um dos “atrasados do ENEM”.

Metrô e trens da CPTM vão cobrar tarifa

É importante você saber que caso vá usar para chegar no local de sua prova o Metrô ou os trens da CPTM, não haverá o benefício de tarifa zero nos dias da prova. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, vai manter a obrigatoriedade do pagamento da passagem do Metrô e dos trens da CPTM nos dias do ENEM.

Por Alexandre Linares, professor de ciências humanas e suas tecnologias e jornalista colaborador do Guia do Estudante – ENEM (Editora Abril).

Veja Mais
Responder
Como podemos te ajudar?
Cursinho Maximize
Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?