LOCAL DE PROVA
Caso ainda não tenha consultado o seu local de prova, essa é a primeira coisa a fazer. Acesse: http://www.inep.gov.br/
Verifique se a instituição em que você fará a prova só tem uma unidade. Há vários relatos de estudantes que vão parar no campus errado da Unip ou da Uninove, por exemplo. Por isso, muita atenção.
Consulte no Google o percurso que irá fazer no grande dia de acordo com o transporte escolhido. Se puder, visite o local com antecedência, isso poderá te ajudar a ficar mais tranquilo.
HORÁRIO
Fique atento. Na região sudeste (e também no sul e parte do centro-oeste), a entrada nos locais de prova acontece das 12 às 13h. A prova tem início às 13h30 e duração total de 4h30 (sábado) ou 5h30 (domingo).
TRAJETO
Saia com antecedência!
No final de semana, a quantidade de ônibus em circulação pode ser reduzida. Sem contar que haverá uma quantidade imensa de participantes tentando ir para o mesmo local que você. Imagine que tragédia fazer parte do chamado “show dos atrasados”? Melhor sair de casa com uma boa folga no horário.
Se você for de carro, lembre-se que o trânsito próximo aos locais de prova é um dos maiores culpados dos atrasos fatais. Novamente, saia com antecedência.
O QUE LEVAR
– Documento de identificação original com foto (RG ou CNH são os mais comuns).
– Cartão de confirmação de inscrição. Se você não conseguir levá-lo impresso, ao menos anote todas as informações necessárias (endereço, andar e número da sala).
– Caneta preta feita de material transparente. O preenchimento do cartão de respostas com a caneta preta evita falhas na leitura ótica, por isso somente essa cor é permitida. Além disso, para evitar que os estudantes “colem”, só são permitidas as canetas de material transparente. Já comprou a sua? Para o caso de uma falhar, leve duas.
– Garrafa de água e comidinhas para enfrentar a maratona de prova. Sugerimos alimentos que não façam sujeira, não cheirem forte e que você consiga comer rápido, desde que não te façam passar mal.
– Agasalho, mesmo que esteja calor, pois a sala pode ter ar condicionado. Fazer a prova por 4h30 ou 5h30 passando frio pode te atrapalhar.
O QUE NÃO LEVAR
Há uma lista de coisas que, se você levar, terá que guardar no porta-objetos fornecido pelo aplicador ou na própria bolsa/mochila (mas é possível que peçam para deixá-la na frente da sala). Eis a lista: lápis e borracha, equipamentos eletrônicos como celulares, tablets, calculadoras, etc., relógios, livros ou materiais impressos, boné ou qualquer outro tipo de chapéu, óculos escuros e outros objetos estranhos à realização da prova.
ALIMENTAÇÃO
Na região Sudeste, a entrada nos locais de prova acontece entre 12 e 13h. Para não se atrasar, você sairá de casa bem antes desse horário. Apesar de ser um pouco cedo para tal, o ideal é que você consiga almoçar antes de fazer a prova.
Você deve sair da sala somente às 18h (sábado) ou 19h (domingo), e a prova é bastante cansativa, por isso é importante fazer uma refeição antes. Prefira alimentos que você costuma comer e que não sejam muito pesados, assim o risco de passar mal diminui mesmo que você esteja ansioso.
Além de almoçar antes, lembre-se de levar comidinhas para a prova. Barrinhas de cereal e chocolates pequenos são boas opções. Ah, não se esqueça de arrumar uma garrafinha grande de água pra levar.
O QUE VESTIR
Prefira roupas confortáveis e que não te obriguem a passar calor ou frio. O ideal é usar a técnica da cebola/ camadas (uma blusa de calor + uma ou duas de frio por cima, assim você pode tirar ou colocar conforme esquenta ou esfria).
CARTÃO-RESPOSTA
Reserve ao menos 30 minutos para passar as suas respostas para o gabarito.
Há dois detalhes aos quais você precisa se atentar, pois eles poderão anular a sua prova:
– Há quatro cores de prova no ENEM. As 45 questões são as mesmas, mas a ordem delas é alterada e cada uma recebe um número diferente em cada caderno. Isso, além de possibilitar (aos organizadores) análises técnicas com relação à prova e às questões, reduz muito a possibilidade de cola. Enfim, o que importa é que você precisa marcar, no seu cartão-resposta, qual é a cor da prova que pegou. A falta dessa marcação faz com que a prova seja anulada.
– É preciso transcrever, no cartão-resposta, uma frase que virá na capa do caderno de questões. Isso é feito por motivos de segurança e a sua não realização também poderá zerar a nota.
ESTRATÉGIA DE PROVA
Chamamos de “estratégia de prova” a sua organização, ou esquema, para executar os itens do Exame com o maior aproveitamento possível. No sábado você precisa ter isso em mente antes de ir para o local. Pense nos seguintes pontos:
1) Por onde começar
Comece pela área do conhecimento em que você tem maior facilidade e maior velocidade.
2) Organização do tempo
É possível que você não consiga resolver as 90 questões em 4h30 ou, no domingo, as 90 questões mais a redação em 5h30. Você tem, em média, 3 minutos por item, mas essa conta fica mais apertada se tirarmos o tempo de passar para o gabarito, ir ao banheiro e comer alguma coisa. Por isso, é importante você garantir o acerto de todas as questões que você sabe.
Resolva a prova na sequência, afinal ficar passeando muito pela prova pode atrapalhar, mas pule as questões muito difíceis ou cuja resolução pode demandar muito tempo, deixando-as para o final. Isso vale especialmente para as questões de exatas. Já nas provas de humanas e linguagens, como você irá gastar um tempo maior lendo a questão, é interessante você já deixar marcada a alternativa mais plausível (aquela na qual você chutaria) para, caso não sobre tempo no final, você já ter a sua resposta sem precisar ler novamente a questão.
3) Prova de redação
Ainda que você prefira começar por Linguagens ou Matemática, é melhor que você, no início, ao menos leia com atenção a proposta de redação e já anote alguns tópicos que achar importantes. Nesse caso, após resolver as questões de determinada área, volte para a redação, repense os tópicos anotados e faça o esboço do seu texto. Você pode escrever a versão final nesse momento, refinando seu rascunho, ou deixar pra fazer a última versão após resolver o restante das questões.
O ideal é que você não deixe pra fazer toda a redação no final, sem ao menos esboçá-la anteriormente, pois nesse momento você já vai estar mais cansado e escrever demanda bastante criatividade e concentração.
PÓS PROVA!
O INEP disponibiliza os gabaritos do ENEM somente 2 dias após a sua realização. Para que você possa matar a curiosidade antes, a equipe de professores do Cursinho Maximize está se preparando para divulgar o gabarito e fazer um bate-papo ao vivo pela Internet nos instantes seguintes ao encerramento do Exame!
Acompanhe tudo pela nossa página no Facebook: www.facebook.com/cursinhomaximize/