ENEM: uma prova de resistência física e concentração

Passamos o ano nos preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e para os principais vestibulares do país.

Estudamos as diferentes áreas do conhecimento e suas diferentes disciplinas. Fazemos simulados e estudamos nossos erros e comemoramos nossos acertos. Com os erros, produzimos nossos mapas de estudo: Quais os motivos de nossos erros? O que faltou estudar?

Mas há uma dimensão da prova que nenhum estudante pode negligenciar. E esse motivo é uma das maiores causas de abandono da prova no momento do primeiro sinal para sair da prova: a falta de resistência física e de concentração dos alunos.

Aqui vão algumas dicas para persistir e ficar até o final da prova. Ela vale para o ENEM e para todos os outros vestibulares com grande disputa de vagas.

Prepare-se e resista até final

A prova cansa. Muitas horas sentados. Antes de entrar no local da prova faça alongamentos dos braços e das pernas. Tente ao longo da prova manter a postura das costas e da cabeça. Você pode erguer a prova um pouco, sem expor suas respostas, para facilitar a leitura.
É preciso começar a prova com uma decisão: usar cada minuto a seu favor. Isso significa que você não sai da sala onde realiza a prova sem o caderno de questões da prova. Essa decisão é importante. O Caderno só é liberado nos últimos minutos do exame. E isso lhe obriga a planejar seu tempo para não ficar entediado e nem desesperado para ir embora.

Ir ao banheiro a cada 25/30 questões

Mas não vou perder tempo no banheiro sem necessidade? Não. Ir ao banheiro é uma oportunidade de pausa que ajuda seu corpo e mente a se prepararem para nova retomada da prova. Ajuda muito a conseguir restabelecer a concentração na leitura. Lave o rosto, molhe a nuca e os punhos na pia do banheiro. Complete a água de sua garrafa no bebedouro do local. Esse minutos ajudam a despertar e restabelecer sua capacidade de ler e interpretar as questões.

Sentiu fome, coma

Guarde um momento para uma pequena pausa para seu lanche. Nesse momento, enquanto faz o seu lanche principal, você tem alguns minutos pensando nas questões que deixou sem resposta ao longo da prova e mesmo para refletir sobre a redação. Já vi estudantes levando pizza fria no saquinho para comer durante a prova. Cuidado para não deixar uma calabresa acebolada cair em cima da folha de respostas.
Você pode ir comendo durante a prova. Há quem goste de salgadinhos, mas eles sujam os dedos.. Frutas sempre são indicadas. Eu sempre recomendo maçã, mexericas (melhor levar descascada) e banana. Barras de cereal e chocolate ajudam principalmente para você ir comendo enquanto faz a prova.

Chiclete ajuda

Sempre recomendo levar balas e chicletes. O ato de chupar uma bala ou mascar um chiclete ajuda em duas coisas importantes: reduz o sono do estudante e também acelera a leitura. Uma das técnicas dos métodos de leitura dinâmica indica imobilizar a chamada subvocalização da leitura. O que é isso? Simples: muitas pessoas falam para si mesmo durante a leitura silenciosa. A língua move-se como se você estivesse falando o que está lendo. Ao mascar chiclete ou chupar uma bala, isso é reduzido e sua leitura fica um pouco mais rápida. Numa prova onde você só tem dois minutos e trinta segundos por questão, ganhar algum tempo já ajuda.

Por Alexandre Linares, professor de ciências humanas e suas tecnologias e jornalista colaborador do Guia do Estudante – ENEM (Editora Abril).

Veja Mais